sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dengue

Doença infecciosa causada por quatro tipos diferentes de vírus e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A partir da década de 70, grandes surtos atingem a América Latina, a África e a Ásia, sobretudo nas zonas urbanas. Desde os anos 80 costuma aparecer de forma epidêmica na época do verão, quando as chuvas são mais freqüentes, pois o mosquito transmissor se reproduz em focos de água parada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 3,1 milhões o número de casos de dengue no mundo em 1996 e em 138 mil o total de mortos. O índice de mortalidade da doença é de 15% a 20%. Mas, se identificada a tempo, a dengue pode ser curada.

Existem três formas da doença. A dengue clássica provoca dores de cabeça e muscular, erupções na pele, comprometimento das vias aéreas superiores, febre e aumento das glândulas linfáticas. Na dengue hemorrágica, o doente apresenta ainda hemorragias gastrointestinais, cutâneas, gengivais e nasais. Essa forma ocorre quando a pessoa já teve a doença e é reinfectada por um dos outros tipos de vírus. Se não for tratada a tempo, leva à morte em 50% dos casos e pode evoluir para a forma mais grave, a síndrome de choque da dengue. Nesse estado, mais comum entre crianças menores de 15 anos, o paciente sofre falência circulatória e, sem tratamento, tem cerca de 80% de probabilidade de morrer.

Não existe vacina contra a dengue. A prevenção é feita com a aplicação de inseticidas e a eliminação de focos de água parada. No entanto, alterações climáticas e ambientais têm favorecido o surgimento de novas epidemias. Nos últimos dez anos, a temperatura da Terra aumentou meio grau, favorecendo as condições de reprodução de insetos. Além disso, o uso sem controle de inseticidas fez surgir insetos resistentes, dificultando o combate à dengue e a outras doenças por eles transmitidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário